segunda-feira, 27 de agosto de 2007

drink recomenda a mostra osamu tezuka

Mostra Osamu Tezuka no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. No dia 27 de agosto (segunda-feira) é realizada a Mostra Osamu Tezuka, dentro da programação do 18º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. A mostra começa às 20h, no CineSesc (Rua Augusta, 2075), e é precedida por uma palestra do editor da Conrad, Rogério de Campos, sobre a obra do quadrinhista e animador japonês. Serão exibidos três curtas de Tezuka: Filme Quebrado, Pular e Quadros de uma Exposição.

Serviço:
O que: Mostra Osamu Tezuka no 18º Festival Internacional de São Paulo
Onde: Cinesesc
Endereço: Rua Augusta 2075, Cerqueira César, São Paulo – SP
Quando: 27 de agosto (segunda-feira), a partir das 20h
Entrada Franca (329 lugares)

Osamu Tezuka por Rogério de Campos:

“Hoje a influência dos mangás e animês japoneses transcende em muito suas áreas originais e pode ser constatada, por exemplo, nas artes plásticas e na moda, no cinema e na linguagem publicitária, além de ser base essencial da indústria de videogames. E isso não acontece só no Japão: é cada vez mais uma verdade planetária. Esse fenômeno tem um pai: Osamu Tezuka. Mais do que ser o criador de séries clássicas como Buda, Astroboy, A Princesa e o Cavaleiro, Black Jack, Adolf e Fênix, Tezuka foi o criador da moderna indústria de quadrinhos e animação japonesa.

Tezuka definiu a gramática básica de tudo o que se produz hoje. Explorou os gêneros mais diversos. Lutou para que os quadrinhos japoneses pudessem se desenvolver como linguagem plena, com todas as complexidades de uma forma artística amadurecida, que seja capaz de falar de todos os temas, narrar todo o tipo de história, infantis ou adultas, cômicas ou trágicas. Mais importante talvez: embebeu os mangás e animês, ainda em seu nascedouro, com uma visão humanista, pacifista e de respeito ao meio ambiente, antes que isso fosse moda.”

Nenhum comentário: